Praticando Exercício Físico : Como Começar.

michelle franzoni bike blog da mimis dieta
Quando resolvi emagrecer, eu estava realmente determinada. Eu estava disposta mudar. Não só fisicamente, mas a cabeça, a vida. Eu queria ter uma vida saudável, não apenas um corpo mais magro. Eu queria deixar o sedentarismo, mudar minha alimentação e me trasformar em outra pessoa. Para sempre. 
Por isso não podia me enganar. Por isso decidi não tomar medicamentos e optei pelo método mais natural possível. Porque eu sabia que se eu quisesse mesmo eu podia perder 30kg, porém também sabia que engordaria novamente se não mudasse meu estilo de vida. 
Como falei AQUI e  AQUI, o meu processo de emagrecimento foi baseado em alguns pilares: reeducação alimentar, exercícios físicos, psicoterapia e homeopatia. Minha ideia é escrever sobre cada um desses tópicos detalhadamente, iniciando hoje pelos exercícios físicos e como comecei a praticá-los. Sobre a minha dieta, você pode ler AQUI.  
Eu já pedalava um pouco. Usava minha bike como meio de transporte aqui no centro da cidade, claro que não com a frequencia de hoje, mas mesmo com quase 100kg eu curtia ir ao centro fazer comprinhas no final de semana com o marido. Mas era aquela coisa… 3 a 4 vezes por mês talvez. Mas a bike já estava inserida na minha vida. E foi a primeira modalidade que pensei em fazer para emagrecer. Foi por aí que comecei.
Logo que iniciei a dieta, pedalava 3 a 4 vezes na semana, incialmente por 50 a 60 minutos. Não era fácil carregar 100kg sedentários em cima de duas rodas. Cada rua um pouco mais inclinada era um desespero. Cada vento sul ou nordeste forte, comuns aqui em Florianópolis, eram um sufoco. Mas eu não desisti.
Fui tomando gosto. E nos primeiros 15 dias eu já estava curtindo. Vi os números da balança descerem rápido nesse início e a bike virou minha melhor amiga. Era na feira, no mercado, na beiramar, na padaria, no médico… lá estava a gordinha no pedal.
Nesse meio tempo, a Janaína, uma amiga querida já tinha me convidado para começar a academia. Pára tudo e me diga se tem pior lugar no mundo para uma gordinha infeliz do que dentro de uma academia onde a grande maioria respira saúde e exibe corpos sarados em leggins maravilhosas? Não! Nada pode ser pior.
Depois de tentar adiar por umas 2 a 3 semanas, cedi. Lá foi a gordinha se matricular na academia. Foi fácil? Não! Mas minha determinação em alcançar meus objetivos era muito mais forte.
E aquela maldita avaliação física que hoje eu tanto curto e anseio pelo dia? Que horror! Primeiro, que tive que comprar um shortinho maldito para o tal dia. Segundo, subir na balança e ter alguém medindo todos os aspectos da sua banha não é nada agradável. Mas fiz. Fazia parte do processo. 
Sou assim: quando estou determinada a fazer qualquer coisa na vida, eu faço. Faço bem. Às vezes me enrolo um pouco para começar. Mas quando decido, vou. Com muita vontade. E TODOS  os dias que eu ia praticar meus exercícios eu ia com MUITA  vontade e determinação. E como eu conseguia fazer isso? Foco. Eu só tinha uma coisa em mente: mudar. Voltar a ter o corpo que eu tinha, mas com uma nova forma de pensar. E assim eu treinava, forte. 
Captura de Tela 2013-01-29 às 12.55.50
Logo minhas pedaladas foram ficando mais fáceis, eu fui aumentando as distâncias e a velocidade. O sedentarismo não fazia mais parte do meu corpo. Larguei o vício da comida e me agarrei nos exercícios. E descobri que não era apaixonada apenas por brigadeiro e chocolate. Descobri que estava perdidamente apaixonada pela minha bicicleta.
Pedalava 1,5 a 2 horas por dia (30 a 40 km), geralmente após a musculação. Sim! eu saia da academia, pegava minha bike e ia… voava. Amava. E em alguns finais de semana ainda colocava a bike no carro e escolhia uns roteiros diferentes para fazer. 6 a 7 vezes na semana!
Ok! A musculação não era minha paixão, mas eu sabia que era fundamental nesse processo, pois quando se perde muito peso, além da gordura, vai embora uma parte da massa magra também. E para minimizar esse processo é preciso fazer exercícios com peso. E se hoje tenho esse corpo depois de emagrecer mais de 30kg, grande parte desse sucesso deve-se à musculação, que me fez perder praticamente só gordura nessa caminho.
Mas peraí! Musculação é musculação! Não é bater papo na academia. Não é fazer bíceps rosca com halter de meio quilo, não é ir maquiada e escovada para a academia e sair intacta. Musculação é força. Suor. Careta. Gemido. Dor. Isso é treinar. E é isso que faz o diferencial no seu corpo. Isso eu sempre soube, quanto maior a carga aplicada ao músculo, maior a ruptura dos seus filamentos e maior será o processo de reconstrução das suas fibras e é bem aí que ocorre a mágica. Então, eu treinava, forte! 
Portanto, se você não quer apenas emagrecer, e realmente quer mudar seu corpo, comece a treinar pra valer! E não venha com mimimi que vai ficar parecendo homem porque não vai. É tão ou mais difícil “crescer” do que emagrecer. Você vai precisar de uma dieta muito calórica e específica, como você pode ler AQUI eAQUI. Sem medo, treine até a ultima força do seu músculo. Respeitando seu limite físico, é claro.
Embora sejam excelentes para emagrecer, nunca gostei de treinos do tipo circuito. Aqueles que você faz um exercício, corre para o outro, intercala com aeróbico e faz tudo novamente. Já sou muito agitada no dia a dia para querer me agitar na academia. Então meu treino era normal, nada demais. A e B. Para descansar a musculatura no dia seguinte e você poder treinar todos os dias. Eu fazia academia de 5 a 6 vezes por semana. E os treinos mudavam de 6 em 6 semanas para o corpo não adaptar. Os exercícios? Nada mágicos. Os normais que todo instrutor passa: leg press, rosca direta, glúteos 4 apoios, triceps polia, adutora, etc, etc, etc. Repito: nada mágico. Quem faz a mágica é você! E a sua intensidade de treino e dieta.
E assim foram 10 meses. Minha obstinação diária era dieta e exercícios. A Michelle que eu queria ser estava cada vez mais perto. A cada avaliação física, uma alegria geral. Tanto minha, como de todos aqueles que participaram do meu processo: família, instrutores da academia, terapeuta, amigos. 
E a Michelle fez e aconteceu. Aquela gordinha que tinha vergonha de entrar na academia, venceu. A gordinha que olhava todos os santos dias o poster coloado na sala de musculação da modelo que exibia uma bela barriga lisinha, e pensava se um dia iria voltar a ter uma barriga bonita, conseguiu. Um belo dia se deu conta que a sua barriga era muito mais linda e sarada que a da foto exposta. Um belo dia ela percebeu que tinha o corpo mais bonito da academia. E esse dia… ahhh esse dia se se repete todos os dias da minha nova vida… E essa sensação, que eu nunca sonhei passar, é algo incrivelmente maravilhoso.
E foi assim. Nessa jornada que parecia não ter fim, muitas pessoas vinham perguntar o que a Michelle tinha feito para emagrecer tanto e ficar com esse corpão.  E ela respondia e ainda responde com muito orgulho:dieta e exercício. Nada mais. 

abdome tanquinho michelle franzoni blog da mimis

Se você já decidiu começar, isso já é um grande passo. Neste post AQUI eu falo como escolher a atividade física ideal.
Minhas dicas de treinos e exercícios para fazer na academia ou em casa estão AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

 
Studio da Lu Pilates | Mogi Pub