DRENAGEM LINFÁTICA




A Drenagem Linfática é realizada por meio de manobras específicas manuais que estimulam o sistema linfático auxiliando na eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina e fezes.
O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias, que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular (linfa) que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.
Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido se acumula na zona afetada, produzindo-se um inchaço denominado edema. Permanecer por longo período parado em uma só posição faz com que a linfa tenha a tendência a se acumular nos pés, por influência da gravidade, causando inchaço.
Além disso, a Drenagem Linfática tem o objetivo de melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos sendo indicada durante a gestação; retenção de líquido; pré e pós-operatório de lipoaspiração e cirurgias plásticas; tratamento de fibro edema gelóide (celulite); períodos de TPM; insônia; stress e desconforto muscular.
Essa técnica não deve ser realizada em casos de infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer e asma brônquica.
Lembrando que a Drenagem Linfática não deve ser dolorida, não deve deixar hematomas e também não modela o corpo. A linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento, portanto deve ser aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.
PS: A celulite é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam à má oxigenação dos tecidos, sem a nutrição ele endurece até formar os nódulos. A Drenagem atua, quebrando esse ciclo e eliminando a retenção de líquidos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Studio da Lu Pilates | Mogi Pub